Melhorar a qualidade no
atendimento aos turistas, gerar renda e aumentar a conscientização ambiental são
os principais objetivos da iniciativa Jangadeiros da Rota Ecológica. A ação será
desenvolvida por meio do projeto Toyota APA Costa dos Corais pelo Instituto
Yandê com apoio da Fundação Toyota do Brasil. O objetivo da atividade é
capacitar mais de 40 jangadeiros dos municípios alagoanos de Porto de Pedras,
São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, para atender os turistas que
visitam as áreas diariamente.
O projeto Jangadeiros da Rota
Ecológica será realizado em um período de dez meses e contará com palestras e
oficinas, que irão disseminar informações sobre os ecossistemas da região como
recifes de coral, estuários, manguezais, praias e mata atlântica. O objetivo é
que esses profissionais sensibilizem os visitantes sobre a necessidade da
conservação dos ambientes, fortalecendo o turismo sustentável e desenvolvendo de
forma regrada as atividades econômicas nas áreas de visitação da APA Costa dos
Corais.
O seminário de abertura do
projeto aconteceu na última semana na Biblioteca de São Miguel dos Milagres, em
Alagoas, e contou com a presença dos jangadeiros de base comunitária e parceiros
do Toyota APA Costa dos Corais. O primeiro curso está previsto para acontecer
ainda em setembro.
Toyota APA Costa dos
Corais
Realizado no Nordeste
brasileiro, em oito municípios de Alagoas e três em Pernambuco, o projeto
Toyota APA Costa dos Corais é uma parceria entre a Fundação
Toyota do Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, ICMBio e entidades locais. A ação
tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de
manguezais e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao
turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos
Corais, um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.
Também faz parte da ação a
preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho, que
de acordo com recente levantamento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente
(MMA), deixou de constar na categoria Criticamente em Perigo (CR) e passou para
a Em Perigo (EN), classificação intermediária da lista brasileira de animais
ameaçados de extinção. A iniciativa trabalha agora para que a espécie passe para
a categoria Vulnerável (VU) até que haja a recuperação total da espécie, sendo
retirada do documento brasileiro.
Como característica das
iniciativas de desenvolvimento sustentável, foi criado um fundo, administrado
pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto seja autossustentável em um
período de dez anos. No total, são mais de 413 mil hectares de área protegida na
Toyota APA Costa dos Corais. E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser
utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os
recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área
previstas no plano de trabalho do projeto.
Sobre a Fundação Toyota
do Brasil
Criada em abril de 2009, a
Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na
preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas
surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou
todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a
responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.
A Fundação Toyota do Brasil
agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a
empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP),
Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas
de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da
empresa como voluntários.
A Toyota do Brasil Ltda
conta com três unidades produtivas em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo
(SP) e Sorocaba (SP), dois centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS) e
Vitória (ES), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um
escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.300 colaboradores.
Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de
veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com
produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é
detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas
Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova
Iorque (EUA) e Lon dres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000
colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites:
www.toyota.co.jp e
www.toyota.com.br ou
www.facebook.com.br/toyotadobrasil
podem ser obtidas nos sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário