domingo, 23 de agosto de 2015

Livro destaca 10 casos de sucesso de sustentabilidade nas empresas

Publicação comemorativa aos 10 anos da Fundação Espaço ECO® demonstra como o investimento em sustentabilidade impacta na transformação dos negócios 
 
Para comemorar seu 10º aniversário, a Fundação Espaço ECO® (FEE®) lança o livro de 10 cases de sucesso “Sustentabilidade que se mede: 10 anos gerando valor”. A publicação marca a história da entidade instituída pela BASF e que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade. Para isso, realizou projetos para mais de 20 grandes empresas e 23 cooperativas agrícolas, além de parcerias com mais de 20 organizações de diversos setores. 
 
“Nesses 10 anos, foi possível notar o amadurecimento das empresas no entendimento de como a sustentabilidade se conecta com seus negócios. Estamos satisfeitos por poder colaborar com o debate sobre sustentabilidade usando metodologias científicas para medir e avaliar os resultados. Ao lado de clientes e parceiros estamos contribuindo para que as empresas e os consumidores possam tomar as melhores decisões e escolher as soluções mais sustentáveis”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da FEE®.
 
Ao longo de sua história a Fundação Espaço ECO® realizou mais de 80 Análises de Ecoeficiência e Socioecoeficiência e outras metodologias com base na Avaliação de Ciclo de Vida. 10 exemplos fazem parte do livro e contam como essas iniciativas causaram importantes transformações no negócio de empresas das mais diversas áreas, contribuindo diretamente na cadeia de valor:
 
BASF – Demarchi + Ecoeficiente: desenvolvimento de uma Análise de Ecoeficiência inédita da fábrica inteira, na unidade produtiva Demarchi, localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde a multinacional alemã fabrica tintas, vernizes e resinas.
 
Braskem - O uso da ecoeficiência para tomada de decisão: parceira desde 2005, a empresa já realizou mais de 12 estudos diferentes com a FEE®. Projetos cujos resultados se mostraram extremamente relevantes tanto para a empresa quanto para a sociedade, no que diz respeito a impactos ambientais, sociais e econômicos de diferentes materiais presentes no dia a dia das pessoas. 
 
Cooxupé - Sustentabilidade na cadeia produtiva do café: maior cooperativa de cafeicultores do mundo, com mais de 11 mil cooperados, a Cooxupé decidiu fazer um estudo sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva do café. 
 
Embrapa – Sustentabilidade de sistemas integrados: parceria institucional da FEE® com a UNESP, BASF e Rede de Fomento da Embrapa, para promover o desenvolvimento agrícola sustentável. Um dos destaques  foi o estudo de AgBalance™, ferramenta feita sob medida para o agronegócio, para uma análise da sustentabilidade de sistemas integrados (iLPF e iLP) e não integrados de Lavoura, Pecuária e Floresta na Fazenda Santa Brígida, em Ipameri-GO. 
 
Fibria - Ecoeficiência como ferramenta de gestão na produção de celulose: a FEE® mantém uma parceria com o Grupo Votorantim desde 2005. Em 2009, iniciaram-se estudos para a Fibria nas áreas de ecoeficiência (análise de ciclo de vida do papel sanitário fabricado na Alemanha com celulose produzida pela companhia no Brasil). 
 
Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - Ecoeficiência do sistema de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil: O inpEV contratou a FEE® para medir e avaliar a ecoeficiência do Sistema Campo Limpo, a partir da comparação entre o cenário de impactos ambientais do processo “com” a logística reversa e o processo “sem” a logística reversa (denominado de não mecanismo), de queimar, enterrar, reciclar de forma não controlada ou destinar para outros fins as embalagens vazias de defensivos agrícolas. 
 
Instituto do PVC – A performance das janelas de PVC e de alumínio ao longo do ciclo de vida: entre junho de 2012 e setembro de 2013, a Fundação Espaço ECO® realizou um estudo que comparou o desempenho de janelas de PVC e de alumínio de um metro quadrado, considerando os horários comercial e residencial. 
 
NCBA (sigla em inglês para Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos) - Análise de Ecoeficiência da Cadeia Produtiva de Carne Bovina nos EUA: a área de Nutrição e Saúde da BASF Corporation nos Estados Unidos fez uma parceria com a FEE® com o objetivo de avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais da pecuária americana e identificar oportunidades de melhorias para a Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos (NCBA). 
 
Sementes Condessa - Socioecoeficiência da produção de arroz irrigado no Rio Grande do Sul: A proposta do estudo realizado pela FEE® comparou a produção de arroz da Fazenda Condessa com a produção média do Estado do Rio Grande do Sul, em duas safras diferentes (2004/2005 e 2012/2013), tomando-se como base uma saca de 50 kg de arroz. 
 
SLC Agrícola – AgBalance™: em busca da excelência na produção de soja, milho e algodão: A companhia procurou a FEE® com o objetivo de avaliar a socioecoeficiência agrícola de duas fazendas, em estágios diferentes de desenvolvimento. A partir do diagnóstico, o estudo apontou oportunidades de melhoria na gestão dos empreendimentos e identificou possíveis sinergias. 
 
Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva®
O livro ainda traz o destaque da participação da Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, maior cooperativa do Estado de São Paulo na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, no Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva®, iniciativa da BASF implementada pela FEE® desde 2007. Este programa promove a recuperação e restauração de áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL) conforme a legislação ambiental brasileira, com sugestão de medidas corretivas. 
 
Em breve o livro estará disponível no site da Fundação Espaço ECO®: www.espacoeco.org.br. Mais informações pelo email: espacoeco@basf.com. 
 
Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.  
 
Sobre a BASF
Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de mais de €74 bilhões em 2014 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br ounos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
 
- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás).
 

- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6 mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário