domingo, 23 de agosto de 2015

Rivaldo Chinem 20/8/2015 10:00:00 Larissa Roso, repórter do Zero Hora de Porto Alegre (RS) há alguns anos teve uma brilhante ideia e apresentou à chefia, tentou colocar em prática em 2012, mas as demandas diárias mais urgentes a impediram, o que não a fez desistir. No ano passado ela retomou o projeto e foi conhecer a rotina do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas de sua cidade. O resultado foi a reportagem “Últimos Desejos”, que traça as vontades das pessoas na proximidade da morte. Um perfil de Larissa foi traçado pela colega Alana Rodrigues na última edição da revista Imprensa, nas bancas. A ausência de discussão na mídia sobre a morte, limitada aos fatos nas páginas policiais, foi outra motivação para dar vida ao projeto de Larissa: “A gente fala pouco da morte. Achava que faltava algo mais reflexivo, como abordar a morte e a proximidade dela. Não sabemos quando vamos morrer nem de qual maneira. Essas pessoas também não sabem exatamente, mas têm uma ideia muito próxima. Eu tinha essa curiosidade de saber como elas lidam com essa situação, o que sentem e o que fazem”. Assim, a repórter captou palavras, silêncios, hesitações e gestos de quatro pacientes, todos com câncer. Frequentou reuniões da equipe composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e teve liberdade de conversar com doentes e seus familiares. Conheceu diversos pacientes, quase todos morreram antes da reportagem ser publicada. Perguntava sobre desejos, vontades e sonhos. Também teve o cuidado de não mencionar a palavra “últimos”, em respeito àqueles que não estavam preparados para falar sobre o fim da vida. Alguns entrevistados queriam apenas dormir na própria cama, ter a chance de afagar seus bichos de estimação, outros ansiavam pelo prazer de acomodar-se numa cadeira no pátio de casa para tomar um chimarrão. Uns sonhavam em preparar um jantar para aqueles que amavam. Uma mãe desejava experimentar de novo a sensação de pentear os cabelos da filha. Um rapaz só pensava em rever o pai, que não via há mais de vinte anos, algo que se tornou possível por esforço da repórter. Falta reportagens deste tipo em nossa imprensa. Rivaldo Chinem é autor vários livros, como “Terror Policial” com Tim Lopes (Global), Sentença – Padres e Posseiros do Araguaia” (Paz e Terra), “Imprensa Alternativa – Jornalismo de Oposição e Inovação” (Ática), “Comunicação Corporativa” (Escala com prefácio de Heródoto Barbeiro), “Marketing e Divulgação da Pequena Empresa” (Senac) na 5ª.edição, “Assessoria de Imprensa – como fazer” (Summus) na 3ª. Edição, “Jornalismo de Guerrilha – a imprensa alternativa brasileira da censura à Internet” editora Disal, , “Comunicação empresarial – teoria e o dia-a-dia das Assessorias de Comunicação” , editora Horizonte, “Introdução à comunicação empresarial”, editora Saraiva, “Comunicação Corporativa” editora Escala com prefácio de Heródoto Barbeiro ; e "Comunicação empresarial - uma nova visão da empresa moderna" (Discovery Publicações)

O encontro trará nomes como Regina Maia, gerente de Comunicação Corporativa da Raízen; Antônio Reche, editor-responsável e apresentador do programa Mercado Futuro; Enio Campoi, sócio-diretor da Mecânica de Comunicação; e Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.

No dia 27 de agosto, a Aberje promoverá o 1º Encontro Setorial: Agronegócio para levantar um debate enriquecedor sobre as práticas de comunicação no setor.
A agricultura é um dos trabalhos mais tradicionais e importantes de nosso planeta que caminha para um futuro com mais de 9 bilhões de pessoas; alimentar essa população depende da utilização consciente dos recursos naturais, aliada às melhores práticas agrícolas.

Em 10 anos ou menos, o Brasil poderá se tornar o maior exportador agrícola do mundo, e a continuidade do crescimento dessa safra se dará por conta da melhora da produtividade e da expansão das lavouras.

Apesar da importância desse fato para o País e para o mundo, a comunicação para o agronegócio ainda tem um árduo caminho pela frente; ainda há um desconhecimento geral sobre a origem dos alimentos, o que torna a disseminação das práticas e avanços tecnológicos agrícolas mais difíceis.

O Curso tem como objetivo de fomentar um debate sobre como trabalhar a comunicação para promover a marca positivamente no mercado e os desafios de comunicar o agronegócio para diferentes públicos, o encontro trará nomes como Regina Maia, gerente de Comunicação Corporativa da Raízen; Antônio Reche, editor-responsável e apresentador do programa Mercado Futuro; Enio Campoi, sócio-diretor da Mecânica de Comunicação; e Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR. O evento tem apoio da Seepix.

Serviço
Encontro Setorial: Agronegócio
DATA: 27 de Agosto de 2015
HORÁRIO: 09h às 12h
LOCAL: Espaço Aberje Sumaré – Rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar
As inscrições, abertas a quaisquer interessados, são limitadas à capacidade do local. A presença deve ser confirmada através do e-mail relacionamento@aberje.com.br, enviando nome, empresa, cargo e telefone. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 Ramal 801, com Camila Sangregório.

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