Tenho visto a preocupação das empresas brasileiras de todos os portes e
segmentos com a atração e retenção de profissionais. O apagão de mão de obra
especializada no país tem provocado uma disputa muito grande. O desafio das
áreas de gestão de pessoas, hoje, está em despertar nos profissionais a vontade
de trabalhar nas organizações e, como a oferta de trabalho aumentou,
intensificou-se a dificuldade de engajá-los e torna-los, acima de tudo, fãs das
marcas para as quais colaboram.
A falha das empresas está em não compreender que a sua reputação é
diretamente ligada à escolha do profissional com a sua causa. A imagem que as
empresas passam para o mercado é muito importante porque ela influencia o
pensar, o agir e o sentir dos profissionais que nela atuam.
Na nossa carreira, assim como na nossa vida pessoal, sempre escolhemos nos
conectar com aqueles que fazem parte do que acreditamos; que estão alinhados com
os nossos valores. Todos, independente da geração que fazemos parte,
compartilhamos com família, amigos e comunidade o trabalho que realizamos.
Então, não basta sabermos que os valores da nossa empresa condizem com os
nossos; é preciso que ela mostre isso, para que nós, diante das pessoas com as
quais nos relacionamos, possamos nos orgulhar.
Também é importante ressaltar que a reputação corporativa é criada de dentro
para fora; e impacta os profissionais que estão à volta dessa organização, que
olham e pensam: “Eu gostaria de fazer parte disso; de construir algo muito bom
para minha carreira e também gostaria que essa empresa crescesse junto
comigo”.
Sabe aquela época em que tínhamos missão, visão e valores impressos na parede
e que todos tinham de decorar? Há muito tempo isto não é mais suficiente. Hoje,
mais do que nunca, é preciso que missão, visão e valores sejam percebidos nas
relações e nas ações do dia a dia de tal forma que o mercado também perceba. Há
algum tempo saímos da era de muito falar e pouco fazer. Agora todos querem ser
protagonistas e fazer parte – então, quanto mais verdadeira e enraizada estiver
nossa imagem, mais positiva ela será e mais engajados serão nossos
colaboradores.
Jussara Dutra é gerente de
Desenvolvimento Humano e Organizacional na Senior, referência nacional em
softwares para gestão.
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