Instituto de
Oncologia Santa Paula, referência em sustentabilidade, é um dos cases
premiados
“Mais
que uma certificação de construção sustentável, uma mudança de cultura” é o que
a certificação AQUA-HQE vem promovendo com sucesso no mercado brasileiro e levou
a Fundação Vanzolini à conquista do 14º Prêmio
Marketing Best, na categoria Sustentabilidade. Ao
todo, foram 200 empresas indicadas como finalistas e 16 cases vencedores.
A solenidade de entrega da premiação será realizada no dia 25 de agosto, a
partir das 19h, no Auditório Philip Kotler da
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo (SP).
De acordo com
Manuel Martins, coordenador executivo da certificação, “desde 2008, o AQUA-HQE vem quebrando paradigmas no mercado
brasileiro e promovendo mudanças na cultura, principalmente no que consiste em
investir em planejar de forma sustentável antes de projetar e construir, com
foco na gestão integrada dos processos e na eficiência dos
resultados”.
O conceito
AQUA-HQE nasceu na França, foi adaptado ao Brasil e está presente em todos os
continentes. O processo abrange todo o ciclo de vida de um edifício, desde o
planejamento até o funcionamento sustentável, passando pelo projeto, construção,
manutenção e renovação.
A partir da
visão da sustentabilidade ambiental, econômica, social e de conforto e saúde
para os usuários, a certificação AQUA-HQE vem obtendo grande sucesso no mercado,
e já certificou mais de 41.000 unidades habitacionais e 385 empreendimentos
distribuídos pelos setores de comércio e varejo, indústria e logística,
escritórios e edifícios escolares, hospedagem, lazer, bem estar, eventos e
cultura e bairros e loteamentos.
Entre os
empreendimentos certificados AQUA-HQE, um deles é também vencedor do Marketing
Best 2015, a unidade do Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) − primeiro
edifício hospitalar do Brasil a apresentar as condições ideais de operação
sustentável para receber pacientes para o tratamento de câncer. O empreendimento
recebeu o certificado pela Fundação Vanzolini em 2013 na fase programa da
operação e, em 2014, na fase de operação e uso. É um dos cases de maior sucesso
do AQUA-HQE, sendo reconhecido pela sustentabilidade em prol da saúde e tema de
publicações na mídia no setor de saúde, arquitetura e construção.
Em sua 14ª
edição, o Prêmio Marketing Best Sustentabilidade consolida-se como uma referência no contexto corporativo,
com o objetivo de estimular e disseminar os melhores exemplos de empresas,
fundações, institutos e associações que atuam na promoção e demonstração prática
de valores e princípios da sustentabilidade.
Sobre
a Fundação Vanzolini
A Fundação
Vanzolini tem como missão contribuir para o desenvolvimento sócio econômico
ambiental do Brasil por meio dos serviços de avaliação de conformidade e
certificação. Estabelecida e mantida pelos professores da Engenharia de Produção
da Escola Politécnica da USP, desde 1967, a Fundação Vanzolini é o primeiro
organismo a certificar sistemas de gestão no Brasil. Como principal
certificadora da construção civil, com mais de 17 anos de experiência no setor,
integra o IQNet – International Certification Network, presente em mais de 150
países, e é, desde 2008, membro fundador e detém assento na SBAlliance
(SustainableBuilding Alliance).
Nenhum comentário:
Postar um comentário