quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projetos socioambientais são desenvolvidos pela EMAE durante 10ª Semana do Meio Ambiente

Teve início no dia 07 de junho, a 10ª edição da Semana do Meio Ambiente promovida pela EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), em parceria com o CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante), o JOCA (Centro de Promoção Humana São Joaquim) e a OS (Organização Social da Associação Cristã e Congregação Santa Catarina).
Várias ações socioambientais estão sendo realizadas entre os funcionários, alunos e frequentadores dos projetos envolvidos, visando uma maior conscientização para com a preservação do meio ambiente.
De acordo com Paulo Eduardo de Almeida Batista, aluno do JOCA, é de grande valia conhecer ‘in loco’ os projetos desenvolvidos em parceria com a EMAE. “Visitamos todas as dependências da empresa, que se preocupa muito com a preservação do meio ambiente”, disse.
A educadora do projeto, Isabel Dias, comentou sobre a importância da conscientização entre os alunos e a comunidade em geral. “Se conseguirmos fazer com que cada um promova a melhora do meio em que vive, já estamos colaborando para a preservação da natureza, bem como para a qualidade de vida futura”, observou.
Durante a abertura do evento, Paulo Roberto Fares, representando o Presidente da EMAE, Antônio Bolognesi, agradeceu as parcerias entre a empresa e a comunidade. “Nossa empresa desenvolve várias ações socioambientais junto à população, ajudando no processo de aprendizagem para a conscientização sobres os cuidados do meio ambiente”, declarou.
Na oportunidade, o grupo Batuque Arte fez apresentações artísticas para o público presente. Tendas espalhadas perto do reservatório Billings realizam exposições e orientações na área do meio ambiente, saúde e educação. A Unidade Básica de Saúde - UBS Mar Paulista e a Organização Social da Associação Congregação Santa Catarina estão abordando questões sobre saúde bucal, zoonose e plantas medicinais. Já o JOCA está demonstrando todo o trabalho de recicláveis e pintura em tela que são desenvolvidos na instituição. Houve também plantio de árvores ao lado da represa Billings.
A representante da Organização Social da Associação Cristã e Congregação Santa Catarina e UBS Mar Paulista, Heather Barker, o representante do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, Paulo Henrique dos Santos, a representante do JOCA, Elianai de Holanda Siqueira, Sérgio Reinaldo Sertori, gerente do Departamento do RH da EMAE, Sebastião Lopes, gerente do Departamento de Gestão Ambiental, prestigiaram a abertura do evento, bem como os demais funcionários da empresa.
PROGRAMAÇÃO
Dentro da programação em comemoração à semana do meio ambiente, serão distribuídas, em várias áreas da empresa, sacolas ecológicas e resmas de papel, produzidos a partir da fibra do bagaço de cana-de-açúcar. Na quinta-feira (9), será promovida uma ação socioambiental em Cubatão. Alunos da Escola da Usina Henry Borden, na vila residencial, vão aprender sobre o projeto Óleo fora D’Água. Representantes da empresa e do Instituto Triângulo vão apresentar a filosofia de trabalho e explicar a ação de recolhimento e reciclagem de óleo de cozinha. No sábado (11), finalizando as atividades da Semana do Meio Ambiente, um mutirão fará a limpeza do Parque Dorotéia, nas margens da represa Billings. A EMAE será responsável por toda infraestrutura oferecendo sacos de lixo, luvas, rastelos e carrinhos de mão.
Essa extensa programação conta também, com o sorteio de brindes surpresa entre os funcionários, além de visita de quatro instituições de ensino às instalações da Usina de Pedreira, sendo três locais e uma da região de Pirapora do Bom Jesus. Haverá ainda, plantio de árvores em homenagem à semana do meio ambiente.
O PIPA - PROGRAMA DE INCENTIVO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL teve início no ano de 2002 e foi estruturado a partir da identificação da necessidade de uma intervenção mais sistematizada junto aos colaboradores diretos da EMAE e ao público da comunidade vizinha à sede da Empresa, de forma a esclarecer dúvidas, conscientizar e, mesmo, convidar à participação nas ações e atividades que visam as questões ambientais.
Para o Departamento de Gestão Ambiental da EMAE, é fundamental a participação dos empregados e da comunidade na discussão das questões ambientais, de forma a alimentar novos hábitos nesses públicos e ampliar o fortalecimento da Empresa.

LARISSA FAUSTINONI
ASSESSORA DE IMPRENSA
EMAE - EMPRESA METROPOLITANA DE ÁGUAS E ENERGIA
(11) 5613-3675

Nenhum comentário:

Postar um comentário