terça-feira, 7 de junho de 2011

BRANDILI TÊXTIL CELEBRA O DIA DO MEIO AMBIENTE COM MEDIDAS EM FAVOR DA SUSTENTABILIDADE

Por meio da utilização consciente de recursos naturais, reciclagem, tratamento de efluentes e geração de calor obtida por fonte renovável, a empresa investe pesado em ações que beneficiam o planeta

A Brandili Têxtil, fabricante de moda infantil presente há 46 anos no mercado, tem a criança como foco principal e, por isso, preocupa-se demasiadamente com a melhoria na qualidade de vida das novas gerações.

Periodicamente, a Brandili Têxtil amplia suas frentes em favor de atitudes sustentáveis, que combinam modernização, otimização dos processos de produção e respeito sócio-ambiental, sobretudo na região do médio-vale catarinense, onde está inserida. 

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de Junho), a empresa destaca diversas ações, realizadas em praticamente todas as suas áreas de atuação, que têm obtido excelentes resultados, dentre elas a reciclagem aproximada de 90 toneladas/mês de materiais diversos – entre resíduos têxteis, papéis, plásticos e metais.   

A Brandili Têxtil destina aproximadamente 60 toneladas/mês de resíduos têxteis para reuso e reciclagem. Dentre várias aplicações possíveis, tais resíduos resultam na produção de estopas, TNT (tecido não-tecido) e desfibrados coloridos utilizados na produção de novos fios. O TNT é produzido pela junção de tecidos – as fibras, sejam elas sintéticas ou naturais, se entrelaçam e formam esse tecido que, apesar de ter aparência frágil, tem diversas aplicações.

OS 3R´S ESTÃO PRESENTES NA BRANDILI
Seguindo o princípio dos 3R´s – redução, reutilização e reciclagem – proposto e popularizado pelas organizações ambientalistas, a Brandili Têxtil busca encontrar caminhos para aperfeiçoar seus recursos e preservar o meio ambiente. Algumas de suas principais ações focam na redução de consumo (energia elétrica, insumos, etc.), na reutilização (água, embalagens, etc.) e na reciclagem de materiais (papel, papelão, plástico, tecidos etc).

Entre outras atividades, a Brandili aposta em programas e melhorias focados na redução do uso e na conservação de energia, como, por exemplo, a recuperação de energia térmica no tratamento de efluentes líquidos e a utilização de água industrial não potável nas instalações sanitárias.

Para o tratamento adequado dos efluentes líquidos (águas utilizadas no processo produtivo), foram investidos aproximadamente 4 milhões de reais na construção da estação de tratamento de água, responsável por tratar e devolver a água ao meio ambiente dentro de padrões aceitáveis.

CUIDADO COM A NATUREZA
O emprego de energia renovável na geração de calor, no caso biomassa proveniente de madeira 100% reflorestada, também é um cuidado da fabricante têxtil a favor da natureza. Além disso, a Brandili colaborou com a recuperação de 16 mil m2 de mata ciliar às margens do rio Itajaí-Açu, próximo à sua matriz em Apiúna (SC), uma parceria bem sucedida com o projeto de restauração ecológica da Bunge Natureza.

Os resíduos produzidos e considerados perigosos ao meio ambiente (lodo do tratamento de efluentes, estopas contaminadas, etc.) são encaminhados a aterros industriais licenciados. O mesmo cuidado é tomado em relação a lubrificantes, pilhas, bateria e lâmpadas, os quais são encaminhados a empresas especializadas para a descontaminação e/ou reciclagem. A empresa inclusive é o ponto de coleta desses materiais na cidade e regiões próximas, incentivando colaboradores e comunidade a realizar o descarte da maneira adequada.

BRANDILI PET PARA AS CRIANÇAS
Na coleção Inverno Brandili Mundi 2011, podemos encontrar peças desenvolvidas a partir do fio PET (obtido a partir de garrafas plásticas). As camisetas contam com mensagem de incentivo à proteção do meio ambiente e ensinam, desde já, as crianças a preservar o meio ambiente. Bastante estilosas, as peças estão presentes na coleção masculina de 1 a 10 anos e podem ser encontradas em varejos multimarcas de todo o País.

MAIS SOBRE A BRANDILI TÊXTIL

Criada em 1964, a Brandili Têxtil, um dos principais players do setor, mantém dois parques fabris nas cidades de Apiúna e Otacílio Costa (SC). Seu consumo mensal de malha é de 230 toneladas. Ao ano, cerca de 15 milhões de peças são produzidas.
Preocupada com o bem-estar dos colaboradores, a empresa investe constantemente em estrutura, equipamentos, qualificação profissional e programas sociais. Também dedica grande atenção às peculiaridades de cada região, elaborando coleções especiais para os Estados do Norte e do Nordeste brasileiro. A qualidade das peças e as propostas visuais inovadoras são reconhecidas e valorizadas pelo mercado, o que reforça seu posicionamento como líder desse segmento entre as mães e as crianças. A Loja Virtual e o Blog Moda Infantil estão disponíveis no site da Brandili – http://www.brandili.com.br/.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA COM NOTICERIA
Daniela Sartori
 Tel: (11) 3585-0120 / 8586-5935
 E-mail: daniela.sartori@noticeria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário