domingo, 19 de junho de 2011

Programas socioambientais da Voith Paper conscientizam e beneficiam a população

Projeto de reciclagem da empresa, além de impactar colaboradores, fornecedores e parceiros, envolve alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Friedrich Von Voith

Com o objetivo de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, bem como conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância dos temas, a Voith Paper realiza dentro da empresa projetos de reuso da água, reciclagem e trabalha insistentemente em campanhas de conscientização socioambiental junto à comunidade por meio das crianças.

Mensalmente, a empresa utiliza de 15 a 18 mil metros cúbicos de água. Destes, 11 mil metros cúbicos podem ser reaproveitados por meio do programa de reuso implantado na empresa desde 2007. Na Estação de Tratamento de Efluentes da companhia, a água passa pelos processos de degradação biológica, filtração e desinfecção podendo ser reutilizada industrialmente, em testes hidrostáticos, resfriamento de equipamentos e, também, nas descargas dos vasos sanitários. “Depois de tudo isso, ela é clorada e passa por um monitoramento mensal para observância de existência ou não de bactérias vivas, o que até o momento não foi encontrado”, explica Affonso Alvarez, engenheiro de Meio Ambiente da Voith Paper.

De acordo com Alvarez, hoje a empresa reutiliza dois mil metros cúbicos de água, o que representa uma economia de 12% a 15% do total gasto na companhia por mês. “Nosso objetivo é alcançar a marca de cinco mil metros cúbicos até o final de 2012, para isso já está em estudo um projeto que envolverá nossa máquina piloto e a Voith Turbo”, afirma Alvarez.

Outro programa que ganha contínuo destaque é o “Voith Recicla”, que no ano passado reciclou mais de 20 tipos de resíduos, totalizando 7.300 toneladas. A equipe de Meio Ambiente da corporação, por meio de campanhas e treinamentos contínuos, conscientiza o público formado por três mil colaboradores fixos mais cerca de mil visitantes por semana, sobre a necessidade da coleta seletiva de lixo, o que aumentou em mais de 100% a quantidade de material reciclado desde a implantação do projeto. “O Voith Recicla é tão bem estruturado que foi premiado no 3º Benchmarking Ambiental Brasileiro”, comemora o engenheiro.

Plantando a semente

Conscientizar seus funcionários, fornecedores e parceiros sobre a importância da preservação do meio ambiente é muito importante, porém para a Voith Paper não é suficiente. Por isso, a companhia implantou seu programa de reciclagem dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental Friedrich Von Voith, que orienta os alunos a coletar e selecionar o lixo para a reciclagem.

Além disso, desde 2003, a empresa realiza um trabalho de conscientização ambiental, que já impactou mais de 2000 alunos, com crianças da quinta série da instituição de ensino público. Durante uma semana no ano, geralmente coincidindo com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos e Meio Ambiente – SIPATMA -, a equipe de Meio Ambiente recebe os estudantes e organiza diversas atividades, que enfatizam a necessidade de preservação ambiental, como palestras e visitas à Estação de Tratamento de Efluentes e à Central de Resíduos, para que eles observem como acontece o processo de tratamento da água e de reciclagem dentro da companhia.

Os pequenos também visitam o “viveiro verde”, onde a área de manutenção predial da multinacional desenvolve mudas de árvores e cuida das plantas que serão distribuídas nas unidades da corporação. “É muito gratificante este trabalho com as crianças, uma vez que elas são importantes disseminadores de conhecimento. Alguns ficam tão admirados com o aprendizado que dizem sonhar em trabalhar aqui quando forem adultos”, conclui.


Voith Paper Máquinas e Equipamentos Ltda

A Voith Paper São Paulo tem fornecido máquinas para mais de 50 países e é reconhecida mundialmente pela competência técnica e alta qualidade, sendo suas máquinas responsáveis por cerca de 80% da produção brasileira de papéis para escrever e imprimir. Além disso, sedia o Centro de Competência (COC) para fabricação de máquinas para produção de papéis tissue, um dos cinco do Grupo, voltado ao mercado global.



Informações para a Imprensa

LVBA Comunicação

Andréa Almeida – andrea.almeida@lvba.com.br – Fone: (11) 3039-0693
Ada Mendes – ada.mendes@lvba.com.br - Fone: (11) 3039-0688
Claudia d’Amato – claudia.damato@lvba.com.br - Fone: (11) 3039-0659

 

Voith Paper Máquinas e Equipamentos Ltda.

Ynara Santos – ynara.santos@voith.com - Fone: (11) 3944-4966



Andrea Almeida

(55 11) 3039-0693

twitter/facebook/youtube/linkedin: lvba

Nenhum comentário:

Postar um comentário