terça-feira, 14 de junho de 2011

Green IT Furukawa: conectividade via sustentabilidade

Programa de responsabilidade ambiental do fabricante ratifica compromisso na promoção do desenvolvimento sustentável e de geração de redes verdes no País

O Programa  Green IT  da Furukawa dá destino certo para toneladas de resíduos de cabos que são substituídos pela modernização das redes de comunicações de seus clientes em todo o mercado nacional e demais países latinoamericanos. As matérias-primas são recicladas e reaproveitadas por outras indústrias, com larga economia de recursos naturais e redução da emissão dos gases de “efeito estufa”. “Nosso programa  já envolve praticamente todas as empresas clientes da Furukawa que demandam projetos de substituição e modernização de redes. A Furukawa subsidia os seus integradores com incentivos comerciais e bonifica os clientes para promover o Green IT, uma  solução sustentável para racionalizar a utilização de recursos não-renováveis.” , explica Hélio Durigan, diretor de Engenharia e TI da Furukawa.

Consciente de que os recursos naturais são limitados a Furukawa lançou o Programa Green IT em 2007 e, através dele, coleta os resíduos de cabos que são retirados pela rede de integradores da empresa. Esses produtos são acondicionados em embalagens específicas para transporte e entregues às empresas recicladoras, que transformam os resíduos em matéria-prima para uso em outras indústrias. Todo o processo é realizado por empresas especializadas e devidamente homologadas. “Com a iniciativa, organizações de diversas áreas da atividade econômica nacional se beneficiam por seus novos ambientes tecnológicos e contribuem no âmbito socioambiental.”, observa Durigan.

Mesmo antes de iniciar o programa Green IT, o fabricante já trabalhava com procedimentos internos de controle e gerenciamento dos resíduos gerados nas diversas etapas dos processos de fabricação de sua  planta brasileira na capital paranaense.   “Antecipadamente às determinações da nova Lei brasileira de Resíduos Sólidos o programa Green IT originou-se do conceito  da responsabilidade compartilhada em relação à destinação de resíduos.”, finaliza Durigan.

No Brasil, organizações como Atento, Andritz Hydro Inepar, Colégio Dante Alighieri, Comgás, Dígitro, Heletron Telecomunicações, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Grupo Morena Rosa, SóMarcas e Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, entre outras, já receberam o “Selo Verde” da Furukawa.  Até hoje, milhares de toneladas de produtos descartados por essas empresas foram devidamente tratadas.

Sobre a Furukawa - Fabricante de soluções de cabeamento estruturado e redes ópticas, a Furukawa é líder nacional do segmento de Cabling no Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A indústria de origem japonesa está presente há 37 anos no mercado brasileiro, com matriz e unidade industrial em Curitiba, Paraná. O fabricante possui também uma unidade de cabos ópticos em Buenos Aires, Argentina, para atender a demanda local e melhorar a logística de distribuição de produtos para os demais mercados ibero-americanos. A Furukawa atua através de uma rede de distribuidores, integradores e centros de treinamento autorizados em toda a região.  Mais informações: www.furukawa.com.br


Assessoria de Imprensa:
Matriz: 11. 3161-0001 – Filial Florianópolis: 48. 3364-0970
Jornalista Responsável: Christinna Turnes (MTb 4341/83) – cturnes@middlecom.com.br
Assistente de Conta: Luciana Fantaccini – 
luciana@middlecom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário