segunda-feira, 13 de junho de 2011

Posigraf e Plural conquistam Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental

Profissionais e empresários do setor gráfico, autoridades e demais convidados lotaram o auditório da Apesp, na noite da última terça-feira, 7/6, para prestigiar a entrega dos troféus aos vencedores do 2º Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento.

Nesta segunda edição, a premiação teve um crescimento de 75% no número de inscritos, sendo 40% das inscrições na categoria “Social” e 60% na categoria “Ambiental”. Para o Diretor Técnico da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica e diretor da Escola Senai Theobaldo De Nigris, professor Manoel Manteigas de Oliveira, a edição deste ano surpreendeu pela qualidade dos trabalhos apresentados. “Nos encantou o fato de o prêmio ter crescido, praticamente dobrando o número de inscritos. Também impressiona a qualidade dos trabalhos apresentados”, afirmou o Prof. Manteigas, que falou em nome de todo o corpo de jurados.

Vencedora do troféu “Hasso Weiszflog” de Responsabilidade Social, a Indústria Gráfica Plural, de Santana de Paranaíba (SP) inscreveu o case “Iniciativas de responsabilidade social”. Depois de subir ao palco para receber seu troféu, o Diretor Geral, Carlos Jacomine, declarou ter muito orgulho da premiação, já que a empresa, com apenas 15 anos de atividade, já é uma das que possui maior capacidade de produção no Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é dar capacitação a jovens de Santana de Parnaíba, em parceria com a prefeitura. São os profissionais da gráfica que ensinam os alunos, que saem com o diploma de impressor gráfico. A Plural contrata os melhores dentre esses formandos”, explicou Jacomine.

De acordo com o executivo, 100% dos alunos inscritos no programa no ano passado foram contratados. “É uma questão de cumprir o papel da empresa no contexto da atividade”, disse.

Ambiental                                          

A conquista do troféu “Orlando Villas Boas” de Responsabilidade Ambiental ficou para a gráfica curitibana Posigraf, representada no evento pela gerente de marketing Fernanda Prado, que falou sobre o case inscrito, “Sistema de gestão ambiental Posigraf”.  Mais do que uma iniciativa pontual, o prêmio foi dado ao sistema de gestão como um todo. “Nós vivemos isso incessantemente. Estamos voltados todos os dias para a questão ambiental. O prêmio é para a gestão, porque todas as nossas causas estão voltadas para o meio ambiente, estamos sempre preocupados em preservar”, resumiu Fernanda. Entre as ações da Posigraf na área ambiental, a executiva destacou o programa Carbono Zero, que compensa todas as emissões dos impressos com a adoção de uma área de mata nativa.

Na próxima edição do prêmio, programada para 2013, são esperadas mudanças no regulamento. De acordo com o diretor do júri, foi identificado que, hoje, para as empresas, não é mais possível separar a responsabilidade social da ambiental e da financeira. “Trata-se de um tripé, e sem um dos pontos de apoio os demais não funcionam. Vamos analisar o prêmio para, talvez futuramente, fazer uma união, modificando um pouco o regulamento”, concluiu Manteigas. 

O prêmio contou com o patrocínio da Afeigraf, Ibema e Kodak (bronze) e Cathay APP (ouro).

Sistema Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica)         www.abigraf.org.br
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação www.viveiros.com.br
Jornalista responsável: André Mascarenhas – andre.mascarenhas@viveiros.com.br
Assistente de Jornalismo: Fernando Henrique – fernando.henrique@viveiros.com.br
Tel/Fax: (11) 3675-5444                                                                                         Junho/2011
André Mascarenhas
Jornalista

Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação
Fone/Fax: 11 3675-5444

Site:  www.viveiros.com.br
Editoria:  www.biografiaempresarial.com.br
Twitter:  www.twitter.com/RVComunicacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário