terça-feira, 7 de junho de 2011

Energia do lixo em São Bernardo inaugura programa para eliminação de lixões


Países da Europa que operam coleta seletiva em conjunto com a cogeração a partir da recuperação energética do lixo, praticamente eliminaram aterros

O projeto Usina Verde de São Bernardo do Campo (SP), assinado hoje pelo Prefeito Luiz Marinho, abre a oportunidade para o Brasil implementar uma saudável parceria entre a coleta seletiva de lixo e a incineração para eliminar definitivamente os lixões e reduzir a presença dos aterros sanitários. A proposta da Prefeitura é instalar uma usina de energia a partir da queima do lixo por meio de uma PPP.

A geração de energia ou vapor pela queima de lixo doméstico é amplamente utilizada nas principais cidades européias. No total operam no mundo cerca de 800 plantas (muitas delas com mais de uma unidade processadora), em total harmonia com o processo de coleta seletiva de lixo. “Os países que mais evoluíram nesse conceito, entre eles Alemanha, Holanda e Suécia, conseguiram eliminar quase que totalmente os aterros sanitários”, comenta Jörg Finkler, Gerente de Projetos Comerciais da parceria entre a empresa Enfil Controle Ambiental e Fisia Babcock, empresa alemã líder no fornecimento de tecnologias Waste-to-Energy (geração de energia a partir da queima de lixo) na Europa. As duas empresas têm um acordo de cooperação para atuar no Brasil.

A Fisia Babcock vem atuando ao longo de 40 anos no mercado, já tendo instalado mais de 500 unidades em diversos países da União Européia, Estados Unidos e do continente asiático. 

Moscou também está entrando na era do WTE

A próxima planta da Fisia Babcock a entrar em operação está sendo construída no distrito norte de Moscou, capital da Rússia, e terá três unidades que processarão os resíduos domésticos. Com 15 milhões de habitantes, Moscou é considerada a maior cidade da Europa. Somente na área urbana são geradas 5,3 milhões de toneladas ano, que, em grande parte, são transportadas para aterros sanitários localizados em áreas cada vez mais distantes.


Cogeração de energia e vapor no Brasil

“O investimento para a implantação de um sistema de cogeração no Brasil, com capacidade para transformar 500 toneladas de lixo por dia, equivalente à quantidade gerada por cerca de 500 mil pessoas, está na ordem de R$ 180 milhões”, informa o Gerente de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Enfil, Renato Greco. Uma linha desse porte pode gerar cerca de 10 MWe, o suficiente para abastecer 20 mil residências. A planta pode, além de gerar energia elétrica, fornecer vapor para indústrias das redondezas.

“Estimamos que nos próximos anos, alguns projetos como esse devem ser instalados em cidades brasileiras, incluindo parcerias entre municípios próximos para tratamento conjunto”, prevê Greco. “Certamente, dentro dos próximos três anos, o Brasil estará iniciando a operação de pelo menos uma dessas plantas, e pelo que parece a de São Bernardo será a primeira”, acrescenta o executivo da Enfil.

Vantagens tecnológicas e ambientais da cogeração de energia ou vapor pela incineração de lixo.

·         Baixo volume do resíduo após incineração – sobram 5% de material a ser aterrado
·         Destrói substâncias tóxicas
·         Não produz odores
·         Evita a geração de metano (produto da digestão microbiológica de matéria orgânica em aterros)
·         Substitui combustíveis fósseis na geração de energia e/ou vapor
·         Permite tratamento e controle total das emissões
·         Atende a limites de emissão mais rigorosos que os estabelecidos pelas legislações européias e brasileiras
·         Elimina a necessidade de monitoramento por 30 anos, exigida para a disposição de lixo em aterros.
Hierarquia no Tratamento do Lixo, definida pela União Européia

  1. Evitar o resíduo
  2. Reutilizar
  3. Reciclar
  4. Recuperar (queima com geração de energia e/ou vapor)
  5. Dispor em aterros sanitários

Sobre a Enfil S/A Controle Ambiental
A Enfil é a maior empresa brasileira de soluções ambientais para controle de poluição atmosférica, tratamento de água e efluentes líquidos, remediação de solo e incineração de lixo.  Criada em 1994, responde atualmente pela geração de 700 empregos e um faturamento da ordem de R$ 440 milhões. Mediante tecnologias próprias e acordos com empresas internacionais, a Enfil disponibiliza tecnologia de ponta e flexibilidade no atendimento aos clientes em qualquer processo de tratamento ambiental.    

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

Raul Viana/ CL-A Comunicações
Fone: 11 3082-3977 R. 27
Imagens em alta, acesse:  http://www.cl-a.com/imprensaEnfil.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário