terça-feira, 14 de junho de 2011

Melhoramentos conquista certificação FSC

Selo verde atesta que a empresa garante o manejo responsável da matéria-prima florestal
utilizada na produção de fibras

A Melhoramentos Florestal acaba de receber a certificação do Forest Stewardship Council (FSC), uma organização que estabelece padrões para gerenciamento responsável das florestas, atestando que a empresa cultiva florestas e utiliza insumos extraídos dela de forma responsável em sua produção. 
O selo verde tem reconhecimento público no mercado nacional e internacional e tem grande importância para a Melhoramentos, pois é o aval de que a empresa prima por sua responsabilidade socioambiental. “Para nós essa conquista  tem um simbolismo ímpar nesse ano que de 2011 que  foi promovido pelas Nações Unidas como Ano Internacional das Florestas”, diz Sergio Sesiki, superintendente da Cia.

As florestas, agora certificadas, situam-se na cidade de Camanducaia, no entorno do distrito turístico de Monte Verde, um dos mais visitados em Minas Gerais. “Essa localização nos confere uma responsabilidade muito maior, pois os turistas, além de apreciar as belíssimas paisagens, também estão vigilantes com as nossas atividades protecionistas da natureza”, ressalta Sesiki.

Para conceder o selo ambiental, o FSC e seus certificadores autorizados realizam uma auditoria e avaliam se o manejo é realizado de forma responsável, levando em conta aspectos ambientais, sociais, trabalhistas e econômicos. “A preocupação com o meio ambiente e a busca por produtos certificados têm aumentando consideravelmente em todos os setores. Com a conquista do FSC oferecemos aos nossos clientes uma garantia extra da proveniência da madeira utilizada na fabricação de fibras celulósicas e a certeza de que nossas práticas ambientais, sociais e de negócios são baseadas em princípios e valores fundamentais que preservam os direitos humanos, do trabalho, da comunidade e do meio ambiente”, afirma o executivo. Sesiki lembra ainda que hoje grande parte dos clientes tem essa consciência e preferem comprar matérias primas de fornecedores certificados.  

O processo da certificação         
Para conquistar a Certificação FSC a Melhoramentos passou por um longo processo de análise de sua estrutura e documentação, além do treinamento de pessoal. As florestas devem atender aos princípios e critérios estabelecidos pelo FSC e os profissionais de várias áreas da empresa foram treinados para que a Melhoramentos possa atuar de maneira condizente com as normas. “É importante ressaltar que boa parte  desses princípios já eram seguidos pela Melhoramentos, foram aprimorados e se perpetuarão nas atividades florestais. Isso é bom para a empresa,  para o produto, o mercado e principalmente para o planeta””, comenta Sesiki.

Sobre o FSC
O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização internacional que une as pessoas a fim  de  buscar soluções que promovam o manejo responsável das florestas do mundo. É a única organização a estabelecer padrões globais no gerenciamento florestal. O sistema FSC garante de maneira independente uma cadeia de custódia desde a floresta até os pontos de venda.
Sobre a Cia Melhoramentos
Os negócios da Cia. Melhoramentos englobam editora, livraria e fibras celulósicas de alto rendimento.
A Editora Melhoramentos é a frente mais conhecida, com milhares de livros publicados, foi a primeira empresa a editar um livro no Brasil, no início do século XX.
A Melhoramentos Florestal produz fibras celulósicas de alto rendimento, componente fundamental para inúmeras embalagens cartonadas, com gestão ecologicamente correta, e planta florestas dos gêneros pinus e eucaliptus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário