terça-feira, 14 de junho de 2011

Grupo Petrópolis planta mais de 420 mil árvores

Meta do Projeto AMA, programa ambiental da empresa, é atingir a marca de 1,1 milhão

O Projeto AMA, programa ambiental do Grupo Petrópolis, terceiro maior grupo cervejeiro do Brasil, segue firme com as ações de reflorestamento e já plantou 420.289 mudas de árvores. O plantio acontece nos municípios onde estão localizadas as quatro fábricas da empresa: Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ), Boituva (SP) e Rondonópolis (MT). O total de mudas até o momento representa 37,5% da meta, que é plantar 1,1 milhão de mudas nativas da Mata Atlântica e do cerrado.

Do número total, 218.500 árvores foram plantadas em Teresópolis e outras 161.779 em Petrópolis, cidade sede da primeira fábrica do Grupo. No município de Boituva, em São Paulo, foram 40.010, e em Rondonópolis, onde fica a fábrica que atende à região centro-oeste, o solo já está sendo preparado para o plantio de 100 mil mudas.

O AMA tem como objetivos o reflorestamento, a conservação de recursos hídricos, a integração e a educação ambiental. Além das 420 mil árvores plantadas, o projeto já conseguiu restaurar e enriquecer mais de 20 milhões de metros quadrados de área de Mata Atlântica, além de ajudar na preservação de quatro espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção: o palmito juçara, a jacarandá da Bahia, a canela preta e o Pinheiro do Paraná.

Segundo Douglas Costa, gerente de marketing do Grupo Petrópolis, a empresa desenvolve o projeto diretamente com as comunidades locais. “A preservação do meio ambiente é uma preocupação de todos. Por isso assumimos esse compromisso ambiental atuando junto com as comunidades. É importante trabalhar em parceria com as pessoas que vivem no local.”

O projeto também organiza trilhas, especialmente com crianças de escolas das comunidades, pelas zonas restauradas para que elas tenham um contato mais próximo com a natureza e saibam por que devem ajudar preservar-la. “Além de fazer a nossa parte, queremos também estimular as pessoas para que a sociedade participe disso”, diz Costa.

Sobre o projeto AMA
O projeto AMA – Área de Mobilização Ambiental é desenvolvido nas cidades de Petrópolis (RJ), Teresópolis (RJ), Boituva (SP) e Rondonópolis (MT) com uma série de ações em prol do meio ambiente. Faz parte do projeto o plantio de 1,1 milhão de mudas de árvores nativas até 2013, que junto as áreas de mata preservada, permitirá a retirada de mais de 85 mil toneladas de CO2 da atmosfera e a retenção de aproximadamente 36 bilhões de litros de água por ano e restauração e enriquecimento de mais de 20 milhões de metros quadrados de áreas de mata atlântica. Vale lembrar que até o momento já foram plantadas 420.289 mudas nativas da mata atlântica e do cerrado. Este projeto conta também com trilhas ecológicas e viveiros de mudas. Os objetivos do Projeto AMA envolvem conservação de recursos hídricos, redução dos impactos negativos dos resíduos, preservação da flora, reflorestamento e integração sócio-ambiental por meio da educação. Mais informações no www.projetoama.com.br.

O site do Projeto AMA apresenta uma área dedicada a explicações sobre o Projeto com o conceito e benefícios de todas as ações desenvolvidas. Em Resultados e Metas o internauta encontra os compromissos do grupo para a integração entre a empresa e o meio ambiente.  Na parte Aconteceu no AMA estão digitalizados alguns dos registros do projeto publicados na mídia. No canal Você Sabia? sugestões, dicas e curiosidades sobre ecologia. Em Eventos encontra-se o calendário de atividades de mobilização ambiental a serem desenvolvidas nos próximos meses. Na Galeria de Fotos, o internauta pode acompanhar o plantio e o replantio das 1,1 de mudas de árvores nativas que o grupo faz nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Boituva e Rondonópolis, onde estão localizadas suas fabricas. O www.projetoama.com.br conta ainda com um Contador Ecológico que permite acompanhar em tempo real o número de árvores plantadas ao longo de toda a iniciativa, visando assim prestar contas do compromisso assumido junto às comunidades.

Sobre o Grupo Petrópolis
Fundado em 1994, o Grupo Petrópolis tem ampliado constantemente a sua participação no mercado brasileiro de bebidas com investimentos na qualidade de seus produtos e em equipamentos com tecnologia de ponta, mão de obra especializada, além da implementação de uma eficiente rede de distribuição.

Assessoria de Imprensa
Fernanda Medeiros
(11) 3254.3357
(11) 9232.1271

Rafael Vazquez
(11) 3254.3357
(11) 6190.9551


Nenhum comentário:

Postar um comentário