segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sistema Campo Limpo destina mais de 2.400 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos no primeiro mês do ano

Sistema Campo Limpo destina mais de 2.400 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos no primeiro mês do ano
Logística reversa contribui para o desenvolvimento sustentável do setor agro brasileiro
Apenas em janeiro de 2012, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV)-, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 2.488 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o país. De acordo com o inpEV, os maiores volumes destinados foram em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Pioneiro na criação, articulação e prática da logística reversa para a destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos, o setor agrícola brasileiro não só provou a viabilidade deste processo, como também se destaca como referência mundial por sua excelência na gestão dessas embalagens. Em uma década, o Sistema Campo Limpo já destinou mais de 200 mil toneladas do material.

Segundo João Cesar. M. Rando, diretor-presidente do instituto, o inpEV integra há dez anos todos os elos da cadeia para um objetivo comum: a preservação do meio ambiente. Ele ainda completa: “As responsabilidades compartilhadas e integração entre esses elos fazem parte dos pilares que levam o programa a apresentar resultados cada vez mais positivos”.

Volume de embalagens destinadas em Janeiro de 2012


Volume 2012 (t)
São Paulo
429
Paraná
296
Minas Gerais
215
Bahia
213
Piauí
24
Tocantins
24
Santa Catarina
18
Outros
1.268
Brasil
2.488


Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 89 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Informações para a imprensa:
LVBA Comunicação
Priscila Cunha (priscila.cunha@lvba.com.br) - Tel.: (11) 3039-0679
Valéria Allegrini (valeria.allegrini@lvba.com.br) - Tel.: (11) 3039-0661

Nenhum comentário:

Postar um comentário