segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Doação à The Nature Conservancy ajuda a proteger importante área da Amazônia


Cargill amplia programa de compras responsáveis no Brasil

MINNEAPOLIS A Cargill anunciou uma nova doação de US$ 3 milhões para a The Nature Conservancy (TNC), para proteger a floresta tropical brasileira a ajudar produtores rurais a cultivar soja de forma mais sustentável. A doação amplia um programa que já ajudou 383 produtores a cumprir leis de conservação ambiental.  

Desde 2004, o projeto Soja Responsável  tem promovido com sucesso a produção responsável de soja na região de Santarém, estado do Pará, onde a Cargill opera um terminal de soja, assim ajudando produtores de soja a cumprir o Código Florestal Brasileiro.  O sucesso da colaboração entre a TNC e a Cargill ficou comprovado com a redução do desmatamento ilegal nas fazendas que participam do projeto desde 2006, alcançando quase zero de desmatamento na maioria das propriedades.

Ao longo dos próximos três anos, o projeto Soja Responsável será ampliado com um piloto e testes de sistemas de monitoramento de impacto ambiental que vão além do desmatamento, tais como uso de pesticidas e qualidade da água. Planeja-se também estender a iniciativa a produtores do estado vizinho de Mato Grosso.

“A parceria entre a Cargill e a TNC demonstra que áreas críticas de biodiversidade podem ser protegidas sem suspender o desenvolvimento de produção agrícola responsável,” afirma Paulo Sousa, líder da unidade de negócios Cargill Grain and Oilseeds Supply Chain, no Brasil. “Estamos apoiando a ampliação do projeto para ajudar a assegurar que o crescente apetite mundial por soja seja atendido através de agricultura ambientalmente sustentável que protege a Amazônia brasileira.” 

 Nos termos do programa existente, 383 fazendas na região de Santarém cadastraram-se junto ao governo estadual do Pará e receberam o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR), o primeiro passo de produtores e pecuaristas no cumprimento de leis ambientais e uma importante ferramenta para conciliar conservação ambiental e desenvolvimento econômico na região.  Naquela área, a Cargill adquire soja apenas de produtores que tenham obtido o seu CAR.

O programa permitirá que a Cargill e a TNC ampliem a iniciativa de compra responsável em outros 20 municípios do estado do Mato Grosso, abrangendo mais 15 milhões de hectares, incluindo cerca de 2,5 milhões de hectares plantados com soja, que estão em maior risco em razão das melhorias propostas nas estradas. 

Esse novo compromisso permitirá que a TNC continue a monitorar o desmatamento através de imagens de satélite e visitas em campo, para detectar quaisquer mudanças no uso da terra e ajudar os produtores a cumprir as exigências do Código Florestal. Além disso, oferecerá ajuda em terra para que produtores da região de Santarém obtenham o obrigatória Licenciamento Ambiental Rural (LAR). Isso será um importante modelo para que o governo do estado do Pará amplie seus esforços de licenciamento.

“Sabemos que não criaremos um planeta sustentável se não engajarmos o setor privado em novas soluções de conservação. Recentes aumentos no desmatamento na Amazônia são uma preocupante prova disso”, afirmou Marcio Sztutman, diretor interino do Programa Amazônico da The Nature Conservancy. “Estamos trabalhando com a Cargill para ajudar produtores rurais a preservar suas árvores e cumprir o Código Florestal Brasileiro – um conjunto de regras de conservação ambiental na Amazônia entre as mais severas do mundo. Além de ajudar os produtores rurais da Amazônia a manter o equilíbrio ambiental em suas fazendas, estamos ajudando a Cargill a implementar decisões ambientalmente responsáveis em suas compras, promovendo um programa piloto de um modelo efetivo para outros e, o mais importante, preservar a preciosa biodiversidade da Amazônia.”

O compromisso de US$ 3 milhões da Cargill também permitirá que a TNC lance um novo esforço para promover a produção de cacau nas comunidades de Tucumã e São Félix do Xingu no estado do Pará. A produção de cacau é nativa ao bioma amazônico e representa uma oportunidade de recuperar terras desmatadas, ao mesmo tempo que oferece a pequenos agricultores uma alternativa economicamente viável à especulação imobiliária e pecuária.  Além disso, a Cargill está apoiando o esforço contínuo da TNC na Argentina para proteger áreas com alto valor de conservação, incluindo áreas de proteção nacionais e provinciais.
-####-
**Fotos em campo do Projeto Soja Responsável está disponíveis para download.

Sobre a Cargill
A Cargill é produtora e fornecedora internacional de produtos e serviços nos setores alimentício, agrícola, financeiro e industrial. Fundada em 1865, esta empresa privada atualmente emprega 130 mil pessoas em 63 países. A Cargill contribui com o sucesso de seus clientes através da colaboração e inovação; é comprometida com a aplicação de seu conhecimento e experiência globais para ajudar a superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que a empresa atue. Para obter mais informações, visite o site www.cargill.com.

Sobre a TNC
A The Nature Conservancy (TNC) é uma importante organização de conservação com atuação mundial para proteger terras e águas ecologicamente importantes para a natureza e para as pessoas. A TNC, com a ajuda de seus mais de um milhão de membros, já protegeu aproximadamente 120 milhões de acres (48,5 milhões de hectares) ao redor do mundo. Acessem o site da The Nature Conservancy no endereço www.nature.org.

Contatos:        Susan Eich, 952-742-6245, susan_eich@cargill.com
Afonso Champi, 55-11-5099-3992, afonso_champi@cargill.com
Sandra Rodriguez, 703-841-4227, srodriguez@tng.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário