terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O que fazer com remédios vencidos ou que não serão mais utilizados?

O descarte incorreto desses medicamentos pode causar danos ao meio ambiente

Fazer uso de medicamentos conforme a recomendação médica é essencial para a solução dos problemas de saúde, mas o que fazer quando sobram medicamentos? O essencial é comprar apenas a quantidade necessária para o tratamento, mas, em caso de excedentes, a destinação desses deve ser adequada, sem oferecer riscos à saúde. 

É comum encontrar em casa sobras de comprimidos nas caixas, xarope nos vidros e até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. Não há outra alternativa do que jogá-los fora, mas resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum. O problema é que boa parte da população não sabe disso.

De acordo com o diretor da AmbServ Sul Serviços Ambientais, empresa de coleta, transporte e tratamento de resíduos, Diego Romero, o ideal é destinar os medicamentos para uma empresa que faça a coleta desses produtos e ofereça o tratamento adequado. “O destino correto é a incineração dos medicamentos e dos produtos perfurocortantes, como agulhas e seringas, e a destinação dos resíduos para aterro industrial”, diz. 

A empresa realiza esse serviço, mas ressalta que ainda é pequeno o número de pessoas físicas que entram em contato para esse fim. “É um serviço que a população desconhece e, muitas vezes, não imagina o perigo e os danos causados ao meio ambiente, pelo descarte inadequado dos medicamentos”, ressalta. A empresa também atua na coleta de medicamentos em diversos hospitais, clínicas médicas e odontológicas e unidades de saúde. 

Sobre a AmbServ Sul Serviços Ambientais

Desde 2004 a AmbServ Sul Serviços Ambientais, com sede em São José dos Pinhais, atua na coleta, tratamento e destinação de resíduos perigosos, que podem ser industriais ou químicos, e na destruição de diferentes tipos de produtos irregulares. A empresa oferece aos clientes serviços e soluções completas, desde treinamentos, acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos.

A equipe técnica da AmbServ é formada por profissionais altamente qualificados, experientes e multidisciplinares, que oferecem soluções conforme a necessidade de cada cliente, sempre dentro das legislações vigentes. O diferencial é o gerenciamento global do resíduo. 

Toda a atuação da AmbServ tem como premissa a preservação ambiental. Todos os resíduos são coletados de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. 

Assessoria de Imprensa
Savannah Ações em Comunicação
(41) 3035-5669 | (41) 8874-4907
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário