terça-feira, 23 de agosto de 2011

INSTITUTO AUTOGLASS DISSEMINA CONHECIMENTO SOBRE TECNOLOGIAS MUNDIAIS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Presidente do grupo francês Briane Environnement, Gerard Briane, apresenta  processos de reaproveitamento de plástico e vidro utilizados na França 

A convite do Instituto Autoglass, o presidente do grupo francês Briane Environnement, Gerard Briane, esteve no Brasil neste mês de agosto, participando de encontros, reuniões e seminários, para  explicar os procedimentos adotados na Europa, especialmente na França, para reaproveitamento de resíduos sólidos. “O Instituto promoveu a  vinda do  empresário Gerard Briane com o intuito de aproveitar o momento brasileiro em que se discute a implantação do Programa Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou o presidente do Instituto Autoglass, Kleber Carreira.
  
O Instituto Autoglass, que realiza importante trabalho de reciclagem dos vidros de para-brisa descartados nas 32 lojas Autoglass e parceiros em todo o País e um projeto socioambiental com crianças de escolas públicas no Espírito Santo, também atua como disseminador das novas tecnologias adotadas no mundo para a reciclagem do material, que leva até cinco mil anos para se decompor.
 
Durante  suas exposições, Briane apresentou a máquina Betty Box, que faz a separação de vidros e plásticos e é utilizada pelos moradores da cidade francesa de Saint-Juery. O diferencial do equipamento é uma tecnologia capaz de identificar e separar os diversos tipos de plásticos e vidros pela cor (transparente, azul, verde e marrom). Os usuários recebem um comprovante e a cada 15 euros, é feito um depósito bancário na conta corrente previamente cadastrada no sistema.
 
Briane também chamou a  atenção para a questão do plástico introduzido entre as duas lâminas de vidro que formam o para-brisa automotivo. Conhecido como PVB, polivinil butiral, o material permanece no vidro em pequenas quantidades mesmo após a reciclagem. Pesquisas estão sendo realizadas para se chegar a solução, e já há experiências para utilização do PVB em fornos para geração de energia. Segundo o empresário, o importante é que seja retirado o máximo possível do plástico do vidro. Na empresa francesa, o resíduo de plástico é deixado sob o tempo por seis meses para que o mesmo se dilate e se solte do vidro.  Atualmente, o processo de reciclagem do vidro automotivo francês é semelhante ao brasileiro e o material é reaproveitado na fabricação de garrafas de cerveja.

No Espírito Santo, Briane manteve encontros com o vice-prefeito de Vitória, Tião Barbosa, o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, João Ismael Nardoto e a coordenadora de Meio Ambiente do Ministério Público do Espírito Santo, promotora Nícia Sampaio, para apresentar a tecnologia. 

Em São Paulo, visitou a principal recicladora de vidros Massfix e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro – Abividros. “Gerard Briane retornou à França acreditando no potencial brasileiro para o setor de reciclagem como um todo, não apenas na área de vidros, em função da nova legislação brasileira que obriga a triagem e reciclagem do lixo gerado pela sociedade e empresas no país”, afirmou Kleber Carreira, sobre a visita do empresário.
 

Paloma Minke

assessoria de imprensa

De León Comunicações
Lenilde De Léon - jornalista responsável
Tel: 11 5017-4090 / 5017-7604
www.deleon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário