quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Atitudes simples ajudam produtores a economizar água na lavoura

Economia pode ser de até 20%

Além dos prejuízos que a falta de água pode trazer as pessoas, outro setor bastante afetado com a estiagem é a agricultura. Sem água para irrigar as plantações, agricultores sofrem para manter a colheita e a saúde das plantas, podendo perder toda a plantação. Além disso, o impacto da irrigação é enorme para as reservas de água: estima-se que 60% de toda a água doce no mundo é usada para irrigação.

Uma solução para economia de água que tem virado tendência é o uso de telas agrícolas, que controla a entrada de radiação ultravioleta na lavoura, o que equilibra a temperatura e o consumo de água pela planta. "As versões com aditivos, como o alumínio, chamadas de Aluminet, reduzem em até 20% o consumo de água pela planta no verão e, no inverno, diminuem a necessidade de energia, já que controlam o microclima da plantação", explica Natália Ravanhani, consultora e diretora da STM (www.stmtelasagricolas.com.br). A especialista explica que o custo benefício é bastante interessante para o agricultor. "É um baixo investimento para uma economia de um quinto da água consumida, além de energia e outros benefícios, como ganho em produtividade e qualidade na plantação", explica.

Confira outras dicas para economizar água na lavoura


• Investir em um sistema para armazenar água da chuva
• Técnicas de agricultura sustentável que utilizam o gotejamento de água, por exemplo, podem economizar entre 40% à 50% de água e ter o mesmo resultado

• Utilizar métodos e equipamentos de irrigação poupadores de água.
• Trocar peças defeituosas do sistema de irrigação que possam estar comprometendo a economia de água
• Implantar medidas de controle de erosão do solo.

Agência NoAr
mariana@agencianoar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário