sábado, 27 de fevereiro de 2016

Show das águas: fim de semana terá vertimento “gigantesco” na Itaipu e vazão três vezes maior nas Cataratas

 
Vertimento deve chegar a mais de 10 mil metros cúbicos de água por segundo na usina.

Espetáculo em Itaipu, espetáculo nas Cataratas. Neste fim de semana, em Foz do Iguaçu, as águas vão dar um show a mais nos rios Paraná e Iguaçu. É uma boa oportunidade para visitar os dois principais atrativos da região de fronteira.

Na usina de Itaipu, o vertimento deve atingir proporções “gigantescas”, com uma vazão prevista de mais de 10 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), com possibilidade de ser aberta a terceira calha do vertedouro - são três, no total. Já no Parque Nacional do Iguaçu, as quedas d´água devem mais que triplicar de volume. A vazão prevista é de 5 mil m³/s, quando o normal é entre 1.200 e 1.500 m³/s.

Neste sábado (27), o vertedouro da usina deve escoar 9.268 m³/s, enquanto no domingo (28) o escoamento programado é de m³ 10.053 m³/s. Há pelo menos um mês, a usina não vertia nessas proporções. O último grande vertimento foi no dia 24 de janeiro, quando foram escoados 8 mil m³/s.

Ao longo de fevereiro, o volume de água vertida – que é aquela não utilizada para movimentar as turbinas e gerar energia elétrica – ficou bem abaixo da média de janeiro. As exceções foram justamente os dois últimos dias, quinta e sexta-feira (25 e 26), com o escoamento de mais de 7 mil m³/s. O vertedouro deve ficar aberto por pelo menos mais uma semana.

Cheia e monitoramento

A usina está produzindo em capacidade máxima, mas mesmo assim a água que chega ao reservatório é superior à necessária para a produção, devido à cheia do Rio Paraná. Como não é possível ser armazenada, o excedente é escoado pelo vertedouro.

A cheia é consequência dos efeitos do El Niño, fenômeno que altera o regime hidrológico no Brasil e, este ano, trouxe mais chuvas para várias regiões do Brasil, principalmente o Sul e, nos últimos meses, também o Sudeste.

Na região da Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai, o nível do rio está quatro metros acima do normal. No bairro paraguaio San Rafael, mais de 50 casas foram afetadas.

A Itaipu mantém uma Comissão de Cheia mobilizada. Boletins hidrológicos são emitidos diariamente com o monitoramento dos rios e avisos de alertas para a defesa civil dos dois países.



Fonte: Divisão de Imprensa Itaipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário